Bariloche: tudo o que você precisa saber

Bariloche: tudo o que você precisa saber

Bariloche é aquele destino que quem ama neve e frio não pode deixar de ir. Como aqui no Brasil muitas vezes ficamos esperando a neve e ela não vem e, dos destinos turísticos com neve, San Carlos de Bariloche é um dos mais próximos, o jeito é se organizar e fazer uma forcinha pra ir pra lá, né?

ONDE FICA BARILOCHE?

Bariloche: tudo o que você precisa saber

Como muita gente já cansou de ouvir falar sobre Bariloche, morre de vontade de ir, mas não sabe exatamente onde fica, resolvemos falar em detalhes sobre isso.

A cidade de Bariloche ou San Carlos de Bariloche, que é seu nome oficial, fica na Argentina, na província de Rio Negro, juntinho à Cordilheira dos Andes e a 1.500km de Buenos Aires (sim, é longinho).

Dá uma olhada no mapa logo abaixo.

Bariloche: tudo o que você precisa saber e onde fica Bariloche

E olha que interessante, o nome Bariloche vem da palavra “ubdabis” da língua mapuche e significa “povo de trás da montanha”. Os habitantes primitivos de lá, os índios mapuches, eram do outro lado das Cordilheiras.

Qual a melhor época para turistar em Bariloche?

Bariloche: tudo o que você precisa saber

Isso depende muito do seu objetivo. Eu diria, por puro achismo meu, que a maioria das pessoas quer ver neve por lá, mas também há quem queira simplesmente aproveitar as paisagens de tirar o fôlego, fazer trilhas, etc.

Caso o seu objetivo seja o de desfrutar tudo de bom que a neve nos dá, então o ideal é se organizar para viajar entre a metade de junho e o final de setembro.

Porém, isso não é regra. As datas podem variar por diversos fatores. Um deles é o fator climático.

Em anos de El Niño, por exemplo, é comum a temporada de neve ser bastante reduzida. Já durante o La Niña ocorre o contrário. O frio é grande e a neve também. Para a nossa sorte, acabamos de sair de um dos maiores El Niños da história e estamos nos encaminhando para um La Niña. Bom, ao menos para os amantes do frio, posso afirmar que é uma boa notícia haha.

Já para quem quer aproveitar as paisagens e não faz questão de enfrentar os dias gelados, quase todos os outros meses são excelentes. Só evite a primavera. Neste período, muitos locais ainda estão fechados.

Como eu sei que bastante gente tem curiosidade em relação ao clima de Bariloche, seguem as médias de temperaturas de cada estação do ano no quadro logo abaixo.

Bariloche: tudo o que você precisa saber temperatura

E aqui, os extremos de temperatura.

Bariloche: tudo o que você precisa saber temperatura

Onde Ficar em Bariloche?

Bariloche: tudo o que você precisa saber e onde ficar

Se há uma coisa que podemos garantir é que em Bariloche há excelentes opções de hotéis e pousadas. Mas fica o aviso: pra quem pensa em ir pra lá na alta temporada, faça a sua reserva com antecedência, caso contrário, restarão poucas ou nenhuma opção.

E, claro, nem preciso comentar que de julho e a setembro os valores são meio salgadinhos, né? Isso ocorre devido à alta procura na temporada de inverno. Mas vamos ao que interessa e vamos falar da localização!

Os hotéis de Bariloche ficam em duas áreas. Ao longo da Av. Bustillo, que fica às margens do famoso Lago Nahuel Huapi, e no centro da cidade.

Se você pretende ficar em um local com bastante comércio, restaurantes disponíveis, chocolaterias, movimentação e próximo aos meios de transporte, o centro é o local mais indicado.

Já para quem deseja uma viagem mais reservada e mais tranquila, o indicado é a Av. Bustillo. Porém, já deixo avisado que será necessário desembolsar uma boa graninha com táxis ou um carro alugado.

O Que Fazer Em Bariloche?

Bariloche: tudo o que você precisa saber pontos turísticos

Como pretendo escrever um post completo sobre isso, neste post vou citar rapidamente quais os pontos turísticos que você não pode deixar de ir.

Dos passeios obrigatórios posso citar o Circuito Chico, que, aliás, é o passeio perfeito para quem desembarca pela primeira vez na região. O Cerro Catedral, que é um dos mais famosos centros de esqui do Hemisfério Sul, também não pode ficar de fora. Outro lugar bem bacana é o Parque Nacional Nahuel Huapi, com seus mais de 700 mil hectares e milhares de atividades e atrações.

Além disso, indicamos também Piedras Blancas, que é uma ótima opção para quem quer fazer esquibunda na neve ou aulas de esqui, Cerros Otto, uma montanha de 1050 metros com um teleférico, e o centro de Bariloche, perfeito para quem deseja comprar lembrancinhas, chocolates e conhecer melhor o comércio da região.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *