Lugares Maravilhosos Para Conhecer Na Região Do Mar Morto

Ano após ano os viajantes aproveitam a visita ao inigualável Mar Morto. Suas águas salgadas e as peculiares paisagens que formam sal em suas costas, e sua escassa fauna, deixam seus visitantes em constante estado de inquietação.

Lugares Maravilhosos Para Conhecer Na Região Do Mar Morto

Lugares Maravilhosos Para Conhecer Na Região Do Mar Morto

Sua costa ocidental dentro das fronteiras de Israel compreende o deserto de Judeia e muitas pessoas que hospedam-se naquela região aproveitam para fazer outras excursões e passeios a surpreendentes lugares.

Para os mais aventureiros, criamos este post para mostrar que naquela região há muitos outros destinos para desbravar!

Nota prática: as indicações a seguir estão divididas entre Israel e Jordânia.

Sobre Israel: terra das civilizações que deram origem aos diversos movimentos religiosos mais importantes da história da humanidade.

O que conhecer em Israel?

QUMRAN

Aqui está um lugar não muito explorado por brasileiros que visitam a região, talvez porque não saibam o quanto pode ser interessante essa visita.

Situado a 35km ao norte de Ein Gedi e a 35km ao sul de Jerusalém, ostenta a honra de ter sido o lugar onde foram descobertos, acidentalmente, os famosos manuscritos do Mar Morto.

Lugares Maravilhosos Para Conhecer Na Região do Mar Morto

No ano de 1947 foram encontrados pergaminhos e papiros que até hoje são conservados no Museu de Israel, em Jerusalém. Por mais de 2000 anos os manuscritos ficaram ocultos devido aos abalos sísmicos na região. Os rolos encontrados estavam guardados dentro de vasos nas cavernas onde viviam os essênios, uma seita judaica que abandonou Jerusalém e instalou-se ali porque buscava maior pureza espiritual. O resultado da descoberta foi muito importante.

Lugares Maravilhosos Na Região de Dead Sea

Trata-se de uma coleção de textos antigos e completos, onde há ao menos 800 pergaminhos escritos em aramaico, hebreu e grego, que validam parte do conteúdo da Bíblia e dos Antigos testamentos. Legal, naõ é?

Veja o vídeo que vai dar muita vontade de conhecer a região:

PARQUE NACIONAL DE MASSADA

Reconhecido como Patrimônio Mundial da UNESCO, o Parque Nacional de Massada foi um antigo palácio fortificado construído pelo rei Heródes, datado no ano 37 AC. É um local arqueológico, dos mais visitados em Israel, conhecido por sua importância para o povo judeu.

Lugares Maravilhosos Na Região de Dead Sea

O Parque Nacional de Massada está localizado em pleno deserto de Judeia, a 450m acima do nível do Mar Morto. É uma formação rochosa próxima à costa do Mar Morto a 20km ao sul de Ein-Gedi e a 22km a oeste da cidade de Arad e é possível subir ao topo fazendo uma lenta caminhada ou por um teleférico.

Lugares Maravilhosos Para Conhecer Na Região do Mar Morto

PARQUE NACIONAL EIN GEDI

Para os amantes da história e/ou da natureza, o Parque Nacional Ein Gedi é um “oásis” na borda oeste do Mar Morto. Com materiais arqueológicos datados com mais de 5000 anos, em pleno deserto você encontra cascatas e mananciais que permitem a sobrevivência da região.

Lugares Maravilhosos Na Região de Dead Sea

É uma região indicada para caminhadas, contemplando uma paisagem de profundos contrastes de rios rodeados de vasta vegetação de um lado, com o restante da paisagem sendo totalmente desértica.

Sobre a Jordânia: Indescritível e inteiramente muçulmano, paradoxalmente moderno. Conhecido por seu deserto e por ter uma das maravilhas do mundo: a cidade de Petra.

O que conhecer na Jordânia?

MADABA

Parada obrigatória para visitantes e peregrinos que chegam na Jordânia, em Madaba você poderá admirar os melhores mosaicos bizantinos do Oriente Médio. Entretanto, um deles é o mosaico mais especial. A igreja cristã ortodoxa de São Jorge conserva em seu solo um gigantesco mosaico-mapa que mostra como era a Terra Santa no século VI DC, que em teoria não deveria ser muito diferente da época em que surgiram os principais capítulos narrados nos Evangelhos em que aparece a figura de Jesus de Nazaré.

Lugares Maravilhosos Na Região de Dead Sea

O percurso do Rio Jordão, Jerusalém, o Mar Morto, terras da Palestina e a península egípcia de Sinai aparecem detalhados. O mosaico proporcionou informação a arqueólogos e historiadores sobre cidades perdidas no cenário bíblico. E isso com somente uma parte do mosaico original que ainda resiste.

MONTE NEBO

Logo ali, a 12km ao noroeste de Madaba, está o famoso Monte Nebo. Com 817m de altura, não é o topo mais alto na região.

Lugares Maravilhosos Na Região de Dead Sea

É um dos lugares santos e de peregrinação mais venerados da Jordânia. A Bíblia conta que Moisés alí avistou a Terra Prometida e também é o local onde foi enterrado.

Lugares Maravilhosos Na Região de Dead Sea

Em sua memória, os primeiros cristãos construíram no local uma pequena igreja bizantina que foi ampliada até tornar-se um grande complexo com uma notável coleção de mosaicos.

PETRA

É impossível, inimaginável, quase um disparate falar dos lugares próximos ao Mar Morto e não falar do enclave arqueológico mais incrível da Jordânia. Em 2007, essa cidade monumental foi nomeada uma das Novas maravilhas do mundo.

Lugares Maravilhosos Na Região de Dead Sea

Não é para menos. É nada mais nada menos que uma sensacional mistura da obra humana e a criação da natureza.

Lugares Maravilhosos Na Região de Dead Sea

Perder-se por Petra até chegar aos mais apaixonantes tesouros para os olhos, é entender porque falam das maravilhas da cidade.

Suas ruínas estão mais ou menos conservadas e proporcionam um deslumbramento e imaginação à cerca de como seriam aquelas construções em outra época.

Lugares Maravilhosos Na Região de Dead Sea

WADI RUM

A Jordânia é mundialmente conhecida pela beleza de seu deserto. Para muitos apaixonados por viagens, é a paisagem desértica mais surpreendente do mundo.

Lugares Maravilhosos Na Região de Dead Sea

Wadi Rum está repleto de fascinantes montanhas de cor avermelhada e dourada que se perdem entre as dunas. Carros com tração 4×4, excursões com caravanas de camelos ou aventurar-se fazer uma caminhada a pé são as opções para conhecer esse impressionante e incomparável lugar.

Lugares Maravilhosos Na Região de Dead Sea

E então, deu vontade de viajar para conhecer o Mar Morto e Oriente Médio? Não perca a oportunidade! Monte sua viagem, veja as dicas e aprenda sempre sobre novas culturas e paisagens! A vida é passageira. E nós também!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *