O Mar Morto Está Secando?

O Mar Morto Secando?

Alguns estudos e grupos que acompanham o Mar Morto, mostram que de seus antigos 930km2, restam hoje 650, e em teoria, dentro de 150 anos sua superfície será de somente 450km2. O nível da água está baixando cerca de 1 metro por ano e é um processo contínuo. Caso queira saber mais, acesse o o site FoEME.

O desvio das águas do Rio Jordão e do Mar Morto explicam o fenômeno e a situação é alarmante.

Por causa de sua seca, ainda nos anos 80 começaram a surgir crateras conhecidas como bolaines.

O Mar Morto Está Secando?

O Mar Morto Secando?

Gidon Bromberg, diretor do grupo ecologista EcoPeace Middle East, afirma que os buracos são resultado direto da gestão inadequada dos recursos hídricos na região. Esses buracos crescem como consequência da construção de represas ao lado do lago. A água também é usada para ajudar a manter as piscinas que permanecem fora dos hotéis de spa que atraem turistas do mundo inteiro. Nós até fizemos um post sobre esses spas. Clique aqui e confira!

Pesquisadores afirmam que a frequência de aparecimento dos sinkholes é de um por dia, mas não há como prever quando e como aparecerão. Estimativas feitas na revista Moment também sugerem que, somente do lado de Israel, atualmente há mais de 3000 fendas ao redor do Mar Morto.

Para controlar a situação, os israelenses, jordanos e palestinos estão trabalhando conjuntamente para evitar o desaparecimento de uma das maiores atrações ecológicas do Oriente Médio.

E agora, será que ficaremos sem o Mar Morto ou a situação será revertida?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *