Quer saber o que fazer em Curitiba?

Curitiba é aquela terrinha carrancuda, chuvosa e gelada que muita gente ama (e outros nem tanto assim, né?). Mas eu, como uma boa curitibana, amo o frio da minha cidade e os dias cinzentos, que de monótonos não tem nada.

Para quem pensa que não tem o que fazer em Curitiba, está redondamente enganado. Há opções para todos os gostos e bolsos.

QUER SABER O QUE FAZER EM CURITIBA? VEM VER!

PARQUES

O que fazer em Curitiba?

Não é à toa que quando pensamos sobre o que fazer em Curitiba os parques sejam uma das primeiras opções que vêm a mente. Curitiba tem um parque mais lindo que o outro!

São tantas opções que para conhecer todos eles você precisaria reservar alguns dias. Mas aqui vou citar os parques indispensáveis na sua viagem.

O Jardim Botânico é um deles. O parque possui 458 metros quadrados e uma estufa inspirada no Palácio de Cristal de Londres que contém diversos vegetais das regiões tropicais. Para completar, há os canteiros geométricos maravilhosos.

O Parque Barigui também não pode ficar de fora. Seus bosques são o refúgio de diversos animais nativos como as famosas capivaras, preás, garças, gambas e até jacarés.

E, por último, indico o Parque Tingui. O lugar é maravilhoso para quem ama a natureza. A título de curiosidade, o nome do parque é uma homenagem aos índios que viviam aqui na região. Logo na entrada há uma estátua do cacique Tindiquera, que segundo a lenda, foi quem indicou onde deveria ser instalada a Vila de Nossa Senhora da Luz dos Pinhais, antigo nome de Curitiba. Esse parque também abriga a Praça Brasil 500 anos.

MEMORIAL UCRANIANO

Saiba tudo o que fazer em Curitiba

O Memorial Ucraniano fica localizado no Parque Tingui, que citamos logo acima, e foi inaugurado em 1995 como uma forma de homenagear o centenário da chegada dos imigrantes.

Lá há uma réplica da igreja São Miguel Arcanjo, um palco ao ar livre, uma casa típica e um portal. Todas as construções foram feitas no estilo ucraniano, com madeira encaixada.

Para quem gosta de lembrancinhas, há uma casa de souvenirs logo ao lado da igreja.

SANTA FELICIDADE

O que fazer em Curitiba?

Para quem ama a gastronomia italiana como eu, Santa Felicidade é um excelente e delicioso passeio.

Esse bairro de Curitiba surgiu em 1878 por imigrantes italianos. Lá há diversas casas típicas e o segundo maior restaurante do mundo, o Madalosso. Aliás, sugiro que você vá conhecê-lo.

Outro restaurante que eu amo é o Famiglia Fadanelli, que serve uma deliciosa paleta de cabrito temperada com manteiga e alecrim. Só de escrever já me deu água na boca! =O

E para quem gosta de vinho, indico a Vinícola Durigan. A história desta vinícola é bem interessante.

A família Durigan veio de Treviso, Itália, e chegou ao Brasil no ano de 1845. Depois de tentarem se estabelecer no litoral e em Morretes, mas sem sucesso, resolveram subir a serra e se depararam com uma cidade de clima semelhante às cidades italianas. Em 1878 iniciaram as suas atividades na colônia de Santa Felicidade e a tradição permanece até hoje. Lá você pode apreciar vinhos de mesa, vinhos finos, espumantes, suco de uva, quentão, entre outros produtos.

ÓPERA DE ARAME

Quer saber tudo o que você pode fazer em Curitiba?

A Ópera de Arame foi inaugurada em 1992 e foi construída no local onde funcionava uma antiga pedreira. Toda a sua estrutura é tubular e o teto é de policarbonato transparente.

O lugar é um dos símbolos de Curitiba e é um passeio indispensável para quem vem visitar a cidade.

MUSEU DO OLHO

O que fazer em Curitiba?

Foto de Carlos Renato Fernandes

O Museu Oscar Niemeyer (MON) foi projetado pelo renomado arquiteto brasileiro que leva o seu nome e é conhecido popularmente como o Museu do Olho.

O MON possui mais de 35 mil metros quadrados de área construída e mais de 17 mil metros quadrados de área para exposições, considerada a maior da América Latina.

Vale muito a pena conferir de perto essa beleza arquitetônica e as exposições!

TEATRO GUAÍRA

Fique por dentro de tudo o que fazer em Curitiba

O Teatro Guaíra teve origem lá no século 19, no ano de 1884, com o nome de Theatro São Theodoro. Durante 10 anos o teatro lotou com plateias, galerias e camarotes, até que em 1894, com a chegada da Revolução Federalista, o local transformou-se em uma prisão de rebeldes.

Essa situação permaneceu até 1900, quando o local foi reinaugurado com o nome de Theatro Guayrá. Após algumas outras reinaugurações, em 1975 foi inaugurado o auditório que é utilizado até hoje.

Além dos shows, concertos, peças teatrais, e espetáculos em geral, o Teatro Guaíra também possui uma visita monitorada. Para saber mais informações é só acessar este site aqui.

FEIRA DO LARGO DA ORDEM

O que fazer em Curitiba?

Outra opção para quem procura o que fazer em Curitiba é a Feira de Arte e Artesanato Garibaldi, que é conhecida popularmente como Feirinha do Largo e é o passeio perfeito para quem gosta de artesanato.

Lá você encontra acessórios para casa, lembrancinhas em geral, linha bebê, artesanatos natalinos, bolsas e deliciosos chocolates artesanais. Além disso, também há uma grande variedade gastronômica, como os pasteis de feira, que tanto amo, caldo de cana, crepes e até comidas típicas de outras regiões. Você encontra de tudo por lá.

MERCADO MUNICIPAL

Saiba tudo o que fazer em Curitiba

Inaugurado em 1958, o Mercado Municipal é um daqueles lugares onde você encontra tudo o que imaginar. Até aquele café exótico e que é conhecido como o mais caro do mundo, o Kopi Luwak, você pode apreciar por no local.

Lá também há bebidas, ervas medicinais, especiarias, temperos, iguarias, vinhos e queijos, conversas e carnes com cortes especiais.

Também recomendo muito os restaurantes étnicos na praça de alimentação. Ali é o ponto de encontro de diversos curitibanos e vale a pena conhecer.

TOUR COMIDA DE BOTECO

Quer saber tudo o que você pode fazer em Curitiba?

Se você acha que não tem o que fazer em Curitiba quando se pensa em vida noturna, está redondamente enganado e esse tour é a maior prova disso.

Organizado pela idealizadora do blog Mochilão Trips, a Carol Moreno, o Tour Comida de Boteco é a melhor opção para quem quer conhecer os melhores bares da cidade com quem entende do assunto.

No tour são visitados 4 bares da região central da cidade. Em cada um deles é provada uma comida de boteco. Tem desde bolinho de carne seca, bruschetta até dog alemão e pão com bolinho.

Lembrando que o tour tem opções para vegetarianos também. Basta informar quando se inscrever para participar.

O passeio tem duração de 4 horas e é todo feito a pé, já que um barzinho é pertinho do outro. Os grupos costumam conter de 10 a 15 pessoas e são uma ótima oportunidade para se divertir e fazer amigos.

Para saber mais, clique neste link aqui.

MEMORIAL DE CURITIBA

O que fazer em Curitiba?

O Memorial de Curitiba foi idealizado nos 300 anos de Curitiba e foi inaugurado em 1996. O mais interessante é que o projeto arquitetônico do edifício foi inspirado na árvore araucária, comum aqui na região.

O local conta com exposições, apresentações cênicas e culturais, seminários, palestras, lançamentos de livros, dentre outras atividades.

Além disso, também estão expostas algumas obras como “Leonardo Da Vinci”, escultura em concreto de Poty Lazzarotto, “O Bóia-fria em Curitiba”, de Expedito Rocha, entre outros.

E aí, conferiu o que fazer em Curitiba? Espero que tenha gostado!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *